27 setembro 2009

Yamanas

Yamanas é o nome do povo que habitava a zona de Ushuaia, viviam nus nesta zona inóspita do planeta com um clima que não lembra ao menino Jesus. O que mostra até que ponto o ser humano se adapta a qualquer coisa.
Utilizavam o Leão Marinho como a sua principal fonte de sustento. Comiam a carne , untavam-se com a sua gordura para melhor suportarem o frio e usavam a pele para cobrirem as casas (tendas). No inverno usavam-na também como capa como protecção contra a neve.
Foram extintos em poucos anos depois da chegada dos primeiros colonos e missionários à região, oficialmente por doenças e vírus como a varicela, o sarampo ou uma simples gripe (ainda não havia nada dessas coisas de gripes suínas ou das aves ou com siglas esquisitas).
Mas, segundo algumas crónicas, os vírus e doenças tiveram uma mãozinha humana (visto que os Yamanas, por serem diferentes dos homens brancos nos seus hábitos e costumes, eram considerados como que animais), os caçadores de Leões Marinhos achavam mau para o negócio terem de repartir os bichos com os nativos. De maneira que, ao que parece, também caçãvam os pobrezinhos, só não os comercializavam porque parecia mal. Digo eu!
Já agora, a foto que ilustra este post é de uma t-shirt numa montra e não tem nada a ver com o próprio, mas serve para atestar, pela expressão do galo, que aqui é mesmo frio.
Nota: Para quem não sabe huevos em espanhol são uma forma diferente de dizer testículos.

Sem comentários: