27 setembro 2009

Ushuaia - Fim do Mundo

Aqui é onde acaba o mundo, a cidade mais Austral do Mundo, ou seja a mais perto da Antárctida e do Pólo Sul. Se forem ao mapa e com o dedo percorrerem toda a América do Sul até acabar a terra, é aí mesmo! No final da famosa Ruta 3 (a estrada que atravessa toda a América do Sul de Norte a Sul), como se vê no mapa.
Esta cidade deve-se basicamente à ideia do Governo Argentino, em 1902, construir aqui uma prisão e mandar os presos para o fim do mundo. Até então viviam aqui meia dúzia de desterrados que viram a população do lugarejo aumentar exponencialmente com a presença dos presos, guardas e uma conjugação de dois factores. Por um lado, a grande necessidade de lenha para as exigências da época e, por outro, a mão de obra muito barata ou mesmo grátis (dos presos). Os desgraçados tiveram de construir a própria prisão, que só ficou concluída em 1920, e de trabalhar no abate e transporte de árvores.
A coisa resultou de tal maneira bem que Ushuaia tornou-se numa grande cidade em pouco tempo à conta da madeira e do trabalho dos presos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito Bom!
Parabéns pelas fotos e pela forma como as enquadras através dos textos.