25 setembro 2009

Elefantes Marinhos

Em Punta Delgada e Calleta Valdés existe a única colónia continental destes animais no mundo.
A colónia estende-se por cerca de doze Km onde durante o dia podem ver-se bem marcado o território de várias famílias de Elefantes Marinhos a repousarem deitados na areia da praia.
Estas famílias são constituídas por um macho dominante o seu harém que pode ir até cerca de cento e trinta fêmeas e cada uma com a sua cria. As que não têm cria é porque está para nascer ou foi comida por alguma orca gulosa das que aqui vêm petiscar.
Cada fêmea pesa cerca de novecentos Kg e dá à luz uma cria de cada vez após onze meses de gestação, em pouco tempo está novamente disponível para acasalar e começar tudo de novo e nem trocam de macho ou reclamam por o terem de dividir com muitas outras, (grandes doidas, nem aproveitam a vida). Já o macho chega a atingir as quatro toneladas e pode acasalar com quinze fêmeas num só dia. De resto descansa, pesca e só tem de manter um olho aberto não vá aparecer outro macho com ideias. Temos muito a aprender com estes animais.
Entre os territórios das diferentes famílias podemos ver vários machos sem fêmeas sozinhos e abandonados, esperam pelo seu dia, se este chegar, em que desafiam um macho dominante e conseguem ganhar, ganhando assim também o harém e a possibilidade de finalmente acasalar.

Sem comentários: