15 janeiro 2012

Heróis do Gueto de Varsóvia

Durante a ocupação nazi na 2ª Guerra Mundial, os alemães construiram aqui um grande gueto cercado por um muro onde colocavam os judeus. Estima-se que a população dentro do gueto tenha chegado aos 380.000, as condições eram muito más e pouco abonam à condição humana. A fome e doenças eram abundantes.

No verão de 1942 os alemães iniciaram a deportação em massa de judeus para os campos de extermínio, em apenas cinquenta e dois dias 300.000 judeus foram embarcados campo de extermínio de Treblinka onde morreram nas câmaras de gás.

Para os que restavam, não havia nada a perder, era esperar a sua vez de ser enviado para Treblinka ou morrer a lutar.
  
Este memorial é dedicado aqueles que durante meses escavaram túneis por baixo das casas, ligando zonas da cidade através das redes de esgotos, e utilizavam-nos para atacar as tropas nazis e para fugir para zonas mais seguras. Os alemães respondiam fazendo explodir quarteirões inteiros e capturando e matando o máximo de judeus que podiam.

As hostilidades tinham começado em Janeiro de 1943 mas a batalha final começou a 19 de Abril, na noite da Páscoa judaica, e tudo terminou a 16 de Maio.

Sem comentários: