sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Curioso

Em Srinagar – Kashmir, quando se sai da cidade em direcção às montanhas, por todo o lado se vêem grandes fardos de palha secos cuidadosamente arrumados nos galhos das árvores, lá bem acima do chão. Os primeiros passaram despercebidos mas ao fim de uns kms reparei que quase todas as árvores tinham palha lá em cima.
Ora, não conheço nenhuma árvore que dê palha.
A razão é muito simples, se calhar faz-se em muitos locais não sendo novidade para muita gente, mas eu nunca tinha reparado.
Aqui, no Inverno a neve chega a atingir mais de dois metros de altura, deixando cobertos por completo todos os campos, a distância para um outro pasto em condições para os animais não é viável e ração é muito cara.
Assim, todas as famílias no verão levam os animais a pastar longe nas montanhas e deixam crescer os pastos que são mais perto de suas casas. No Outono, cortam essa palha e guardam em cima das árvores onde a neve não chega, para alimentar os animais durante o Inverno.
Mas o tempo está a mudar e até aqui a neve chegou mais cedo este ano.
Inexplicavelmente nevou aqui tanto há duas semanas atrás que ficou tudo intransitável. O que segundo, me disseram não é nada normal.

2 comentários:

lau_tiago disse...

se algum dia pensares em dedicar-te à vida rural,já estás a aprender! =)
Beijo

M Manuela disse...

que bom teres voltado ao teu blog, assim ja podemos conhecer mais do que se passa e faz por esse mundo fora