segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Forte de Chittorgarh

Em Chittorgarh, ergue-se no alto do monte aquele que é o maior forte em todo o Rajastão. Aqui foi outrora a capital dos Mewar, antes de Maharana Pratap Singh fundar uma nova em Udaipur.
Estão parcialmente destruídos os palácios interiores, por inúmeras batalhas, mas as grandes muralhas nunca foram ultrapassadas. Nem mesmo na última que aqui ocorreu em 1568, onde o Imperador Mughal, Akbar, derrotou o exercito Mewar.
Após esgotada toda a água e alimentos decorrentes dos vários anos de cerco da cidade pelas forças Mughals, os soldados, seguindo o Maharana Udaisingh, e o código de honra Mewar “Vitória ou Morte”, antes desta acontecer pela fome, executaram o “Suka”.
Durante a noite vestiram as suas roupas de combate compostas por fatos brancos e o turbante cor de açafrão, colocaram as armaduras e nos primeiros raios de sol abriram os portões e saíram a galope nos seu cavalos negros ao som dos tambores e da flauta Turi.
A esta cerimónia chamavam o “Suka” ou Última Batalha, tinham como objectivo matar o maior número de inimigos antes da morte.
O que faziam as mulheres Mewar nestas situações, conto noutro post.
O código de honra dos Rajput é o mesmo para os homens e suas mulheres,  mas o destino delas era ainda mais arrepiante, corajoso que dos seus maridos.

3 comentários:

lau_tiago disse...

Devia ser muito bonito... queria mais fotos.... =(
beijo

lau_tiago disse...

Gostei muito das foto do Picasa!!
Bj

M Manuela disse...

estas muito forreta. aposto que tens muitas mais imagens destes locais. porque não mostra-las ja?